terça-feira, 28 de junho de 2011

Resenha LACAZE, J.P. Os métodos do Urbanismo. São Paulo: Papirus, 1990. p. 7 e 13. Por Grasiela de Paula e Dandara Ramos

            O artigo discorre sobre uma análise da origem, das vertentes do urbanismo e do desenvolvimento do mesmo.
            O texto está organizado em duas páginas, os primeiros parágrafos fazem um breve resumo sobre os dois modelos urbanísticos, o urbanismo culturalista e o urbanismo progressista; depois é apresentado o contexto histórico que se seguia durante o desenvolvimento deles.
             Os dois modelos referem-se a propostas de ordenamento das cidades do imaginário, ou seja, utópicas, porém esses modelos se opõem de acordo com as filosofias políticas e sociais de cada pensador. Logo, essas projeções se distinguiram em dois tipos.
              Nessa análise foi separado segmentos do urbanismo, o pré-urbanismo e o próprio urbanismo, que se diferem em alguns pontos, na teoria e na prática, na politização e na despolitização do mesmo. O seu desenvolvimento é explicado pela evolução da sociedade que com o decorrer do tempo passa a ser reconhecido de outra maneira. E com essa evolução, as ideias capitalistas aplicadas fizeram com que o urbanismo destinasse suas técnicas à prática , como algo único. 
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário