quarta-feira, 29 de junho de 2011

Descrição do TJDF por Dandara Ramos

    O Fórum Desembargador Joaquim de Souza Neto, é a primeira obra do centro-oeste cem por cento sustentável. A edificação foi localizada  no terreno de forma que permitiu a retirada mínima da vegetação natural.
    Ele será utilizado por clientes e funcionários públicos, nos quais irão conviver em um local sustentável, confortável e saudável. Todos os ambientes tendem a ter uma ligação com o meio ambiente, ou seja, cada área do edifício foi projetada com ligação a área externa(natureza).
    O objetivo e a demanda desse projeto era o de inovar e tomar a iniciativa para a criação de novos prédios sustentáveis. Sendo realizado para ter total aproveitamento dos funcionário de acordo com a sua área de trabalho e meio ambiente para não prejudicá-lo ainda mais, como a maioria das edificações fazem. Tendo, também, a expectativa de receber, pela sua construção, o Selo Ouro, certificado sustentável.
    Sua forma foi denominada em decorrência de querer usufruir da iluminação e ventilação naturais. Não sendo mais destacado do que a sua função, pois os dois estão, completamente, relacionados. Assim, o edifício buscou aproveitar a iluminação solar e ventilação cruzada, diminuindo a necessidade de utilizar a luz artificial e o ar condicionado. Ele possui uma leve rotação, criando floreiras em todos os andares, dando proteção solar e melhorando a qualidade do ar. Sua cobertura é ajardinada, reduzindo a sua temperatura, possui captação de águas pluviais e estação de tratamento efluente.
    A ideia do projeto, desde o início, se baseou na função sustentável, pensando em todas a disposição possível para se ter o melhor uso do meio ambiente sem prejudicá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário