segunda-feira, 27 de junho de 2011

Casa advogado. Memorial descritvo por Leticia Barbosa

O loft está situado no jardim botânico, em um terreno que foi aterrado, deixando apenas três platores. Possui vizinhos de ambos os lados e sua fachada principal está voltada ao sudeste.
Essa residência foi projetada para um advogado que passa pouco tempo em sua casa por conto do trabalho, mas aos finais de semana é mais caseiro, preferindo reunir os amigos nela. Em função disso a casa foi projetada de uma maneira bem ampla, tendo a sala como maior e principal cômodo.
Possui uma cozinha aberta, ligada a sala, tendo apenas a bancada como divisória; tem uma ampla área de serviço; lavabo com a porta voltada para a sala; uma grande sala de estar rodeada por altas janelas e portas de vidros que correm; uma escada helicoidal que ocupa menos espaço dando mais movimento e contemporaneidade a casa, que da para o mezanino, que possui um guarda corpo de 1m de altura; esta ligado diretamente ao closet, sem porta, permitindo a colocação de uma comprida janela que vai do closet ao quarto; e também contém um banheiro que possui porta de correr, ocupando assim menos espaço.
A casa possui três entradas, uma principal, que tem 4 metros de altura e dá para a sala, uma de 2m e 10 cm que liga a garagem com a cozinha e uma ampla porta de vidro de correr de 3m de altura, que possui um grande vitral logo acima, de 2m 50 cm, criando um ambiente mais iluminado, amplo e com contato com o meio externo e a natureza.
Fez-se o uso de alvenaria, concreto armado, tinta branca na área externa, tijolos claros para dar um diferencial na fachada principal, uso de telhas escuras para quebrar a tonalidade clara da casa, portas de madeira e de vidro, mármore na bancada da cozinha, piso de granito em toda a sala, escada e quarto, e cerâmica na cozinha, área de serviço e banheiro.
Para dar mais movimento a casa e quebrar a rigidez de sua forma, a parede da entrada principal e da varanda foram projetadas de forma diagonal; foram feitas diferentes soluções de cobertura, como por exemplo, a laje da garagem tem espessura de 30 cm e esta suspensa a 2m 80cm do chão por tirantes; uma parte da casa possui um telhado de uma água , 3 metros mais alto, com inclinação de 28%, onde está situada a caixa d’água; e a outra parte possui uma platibanda de um metro, a área é impermeabilizada e tem inclinação de 2%.
Tem pilares implantados nas paredes da casa e também aparentes na área externa, dando suporte para o telhado de uma água. Possui viga de 20 cm de espessura e 60 cm de altura para um vão de 6m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário