quarta-feira, 29 de junho de 2011

Descrição do TJDF por Grasiela de Paula

    O Fórum Verde ou Fórum Desembargador Joaquim de Souza Neto, homenagem ao terceiro presidente do TJDFT, foi projetado pela Lanettini Arquitetura e executado pela CAENGE.S.S., é a primeira obra com conceitos de sustentabilidade do Centro Oeste. O edifício está localizado no Setor e Admisnitração Municipal SAM, lote "M", próximo ao Tribunal de Contas do DF, e  abriga as oitro varas da fazenda pública e a vara do meio ambiente do DF.
   Utilizado por servidores e usuários comuns. É por ser algo inovador a construção demorou cerca de quatro anos para ser concluída. Sua forma proporciona uma ligação flexível entre os ambientes internos e também se relaciona entorno. Pois sua localização permitiu a mínima retirada da vegetação nativa. Seu partido sofreu modificações que resultaram em uma forma irregular que se adéqua perfeitamente a sua função e ao terreno.
    Mesmo sendo inovador, tanto na forma como no conceito relacionado a sustentabilidade, que é a capacidade de atender as necessidades atuais sem esgotar os recursos para o futuro, é o edifício não deixa a desejar pois desenvolvido de tal modo que pudesse aproveitar os recursos do entorno, como: a utilização máxima da ventilação cruzada e da iluminação natural nos ambientes internos, reduzindo o uso do ar condicionado e a iluminação artificial. Quarenta por cento dos materiais, utilizados são regionais e produzidos em um raio de 800km do local.
   A própria rotação do prédio ajudou na proteção solar e na melhoria da qualidade do ar. A cobertura ajardinada reduz a carga térmica do mesmo. E os ambiente internos e externos garantem o conforto ambiental do prédio e a consequente eficiência do edifício. Todos esses fatores auxiliaram no conforto ambiental e o torna sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário