terça-feira, 28 de junho de 2011

Memorial Descritivo Projeto Residência. Por Grasiela de Paula.

          A casa surgiu a partir do escolhido, o advogado. E depois de uma análise de como será o estilo de vida mesmo, alguns pontos foram levados em consideração para a elaboração do projeto, como, a dualidade de seus traços típicos, a de um homem comum e a de outro sadomasoquista.
A residência está localizada do Jardim Botânico, em Brasília. O terreno possui 900m² e uma irregularidade, da parte mais alta a mais baixa existe uma diferença de 2m de altura. Portanto, para solucionar este problema foi utilizada a terraplanagem, atendendo assim a proposta do projeto que termina que a casa fique acima do nível da rua, para ganhar destaque quanto a sua forma que difere das existentes no local.
            Seu partido é simples, seguindo as exigências do cliente, um paralelepípedo e dois planos formando paredões que delimitam e envolvem o volume que fazem com que a residência passe a idéia de que atem algo a ser mostrado, mas, que não pode ser visto por muitos.  A proporção foi algo de extrema importância durante o desenvolver da forma, resultando na criação de módulos de 6 x 6m  que definem a divisão interna da mesma. Seu pé direito é duplo, atingindo a altura de 6m, permanecendo dentro das normas elaboradas pela Terracap. Logo, fica assim a separação:
  • ·          O primeiro módulo da esquerda para a direita está localizada a garagem;
  • ·         O segundo e o terceiro foram destinados aos ambientes de estar, cozinha, lavabo e área de serviço;
  • ·         O quarto módulo está reservado a área verde.,

No segundo pavimento estão localizados o quarto e um pequeno escritório integrados, o closet, o banheiro que possui um pequeno vitrô em forma de fita, direcionado a fachada principal e a fachada lateral direita onde também se encontra a varanda. Para a área de lazer, que pode funcionar como espaço de realizações de eventos, foi feito um deck a 1,40 m de altura que possui acesso a outro 1,20m abaixo que comporta maior número de pessoas.
Para as soluções de conforto ambiental, a casa foi disposta na diagonal do terreno para que recebesse insolação durante a manhã, porém, a fachada posterior recebe insolação durante todo o dia, gerando problemas de conforto térmico. Pensando nisso, vegetação foi disposta de maneira a diminuir a intensidade solar na mesma e seu pé direito aumentou para possibilitar a ventilação cruzada e m melhor conforto térmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário