terça-feira, 21 de junho de 2011

Descrição de uma edificação do UNICEUB. Por Ana Luiza Velos e Leticia Barbosa



A biblioteca Reitor João Herculino localiza-se no campus do UNICEUB em frente ao bloco da comunicação e do Pier e ao lado do bloco 01 e 03. O prédio tem como objetivo suprir as necessidades de uma local de estudo e fornecer ferramentas para pesquisas e estudos. O edifício é freqüentado por estudantes que buscam fontes de informações confiáveis e um ambiente propício para estudos.
Buscando ser um ambiente propício e confortável para estudos e pesquisas é necessário que seja silencioso, arejado, com boa luminosidade, de fácil acesso, seguro, e apresente certas facilidades como, por exemplo: xérox, café, banheiros e áreas de descanso. Baseando-se na função e nas necessidades básicas de uma biblioteca e de um ambiente confortável foi pensado conseqüentemente na forma e na estrutura.
                O conceito busca adequar-se à funcionalidade e à arquitetura contemporânea, utilizando materiais como vidro, pastilhas cerâmicas, aço e concreto. A forma bem delineada e mesclando figuras geométricas contribuí com as características contemporâneas.
O local escolhido no campus foi pensado de forma que houvesse certa integração entres todos os blocos e cursos, para isso foi necessário vencer o desnível do espaço, construindo subsolos e andares que igualassem os níveis dos outros blocos.
As fachadas são compostas por um grande retângulo onde se situa as salas de estudo e por um bloco central com formato cilíndrico, conjugado ao retângulo, onde se dá a entrada principal do prédio formando um átrio central bem iluminado. Nesse bloco cilíndrico, está localizado os acessos principais a biblioteca, adentrando por esse acesso pode-se ver espaços amplos, com poucas divisões e setorizados a partir de andares.


O bloco da base é feito de alvenaria, janelas de perfis metálicos e vidro, sendo dois andares de salas de aula e outros dois de garagem. O andar de acesso a biblioteca é envolto por um guarda corpos de ferro e apresenta um piso de cerâmica clara. O prédio principal é formado por dois retângulos de alvenaria revestidos por pastilhas, aparte cilíndrica é revestida por vidro espelhado.


Planta Baixa

croquis das fachadas






Nenhum comentário:

Postar um comentário