segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resenha do gênero notícia por Dandara Ramos e Grasiela de Paula.


Revista AU (Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: RNI, março 2007, nº 157. p.24 – 34.

            A resenha aqui apresentada falará do concurso realizado para reformar o elevado Costa e Silva, encontrado na cidade de São Paulo. Apresentando o projeto realizado pelo Escritório Experimental Mackenzie e o da Juliana Corradini e José Alves, projeto vencedor do concurso.
            O texto lido é constituído por três partes em 10 páginas, apresentação (introdução), desenvolvimento (descrição do projeto do escritório) e resultado final do concurso.
            O Escritório Experimental Mackenzie com o objetivo de participar do Prêmio Preste Maia (2006), que buscava achar uma solução para o elevado Costa e Silva paulistana propôs o desmonte da via e a transposição da ligação leste-oeste para o terreno subutilizado da CPTM.
            A respeito do projeto realizado para reutilizar o elevado Costa e Silva, houve uma alternativa considerável e funcional para tal aproveitamento. Ao analisar as mudanças que deveriam ser realizadas, em comparação com um projeto, totalmente, novo, teve-se uma melhor solução para a construção de uma nova obra, pois a partir dos gastos que seriam feitos para uma reforma, seria, praticamente, o mesmo que começar do zero.
             Mas, infelizmente, o prêmio não cobriria as despesas que o escritório teria para concluir o projeto. Sendo assim, as analises feitas pelo júri foram injustas com os projetistas.
            O vencedor foi o projeto de Juliana Corradii e José Alves, no qual propõe a manutenção do elevado. Foi um bom trabalho, mas pelo concurso ter tido um julgamento inapropriado, outros projetos, melhores, poderiam ter vencido relacionado as questões analisadas de acordo com o plano estratégico da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário