segunda-feira, 27 de junho de 2011

Descrição da Obra "O Abapuru" de Tarcila Amaral e outras . Por: Leticia Barbosa


· pé, mão, cabeça, Sol, céu, terra, inteligência, trabalho, ruralização, pobreza, natureza, Brasil, cultura, sertão, origem, indígena, nudez, sociedade, perspectiva, proporção.
                O quadro Abapurude Tarsila do Amaral tem como característica enfatizar mãos, pés e terra fazendo uma ligação direta com pobreza, ruralização e sertão, pois esses elementos, que estão em perspectiva, em uma maior proporção, estão relacionados com o trabalho braçal e não à inteligência, estando remetidas à origem indígena, nudez e à cultura brasileira, sempre direcionada ao âmbito da natureza, característica predominante no Brasil, e não à indústria.
· elefante, memória, inteligência, força, leão, equilíbrio, pensamento, tigre, velocidade, destreza, coelho, olfato canguru, fertilidade, agilidade, animais, ser humano sustentação, raposa, sensibilidade, perspicácia, direção.
                Na obra de Giuseppe Arcimboldo podemos notar a utilização de vários animais para compor o rosto de um ser humano. O trabalho enfatiza o pensamento e as características dos animais que estão ligadas às partes do rosto de um homem. O elefante esta localizado na testa remetendo à memória e à inteligência. O leão esta situado no pescoço, dando uma idéia de força equilíbrio. A raposa esta na orelha, focando a direção, agilidade, sensibilidade e perspicácia. Portanto, todas as espécies situadas na obra compõem uma união de elementos interligados a cada sentido e partes da estrutura da cabeça de um individuo.
· invasão, temporário, transitoriedade, restos, madeira, materiais, pobreza, exclusão, desigualdade, comum, Brasil, telha, abrigo, barraco, instalação, lona, porta, higiene, estrutura, reciclagem.
                A imagem observada nos passa uma idéia de exclusão por ser uma abrigo que contem uma péssima estrutura, podendo ser  caracterizada por uma invasão, tendo restos de materiais agrupados como por exemplo, madeira telha e lona. Essa cena relata a situação que o Brasil enfrenta de desigualdade e pobreza, com grande parte da população não tendo a estrutura básica para se viver, faltando higiene, instalações adequadas, enfim, o essencial para se ter uma vida digna e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário