terça-feira, 21 de junho de 2011

Descrição da Obra "O Abapuru" de Tarcila Amaral e outras . Por: Ana Luiza Veloso

O Abapuru, de Tarcila do Amaral.
Palavras:  Céu, sol, cacto, ser humano, terra, mão, pé, proporção, perspectiva, trabalho, força, cabeça, intelecto, brasileiro, sertão, agreste, interior, sociedade, nudez, indígena.
                O quadro Abapuru, de Tarcila do Amaral apresenta características  simples relacionadas  a terra e ao ser humano, tal relação é identificada pelos elementos diretos, como cacto, o sol, a terra, o céu e o ser humano.  Apartir de outros elementos sutis, não  tão explícitos, podemos identificar a origem indígena, rural, campestre da figura humana retratada. A vegetação, o cacto, remetem ao nordeste brasileiro, ao  sertão, ao agreste. A desproporcionalidade percebida na obra em relação a cabeça, mãos, braços nos remetem  a falta de desenvolvimento intelectual e a valorização força e do uso freqüente dos braços e pernas, enfatizando o trabalho braçal, rural, campestre. A perspectiva ajuda a ressaltar as características intelectuais, o ambiente, do tipo de trabalho exercido e das habilidades desenvolvidas.
Palavras: 
Elefante: memória, desenvolvimento intelectual acentuado, destaque, calma.
Canguru: Agilidade, força, reprodução, maternidade.
Coelho: Olfato, nariz.
Leão: Equilíbrio, sustentação, segurança.
Tigre: Velocidade e destreza.
Raposa: Agilidade, perspicácia, sensibilidade.
Na Obra de Giuseppe Acrimboldo podemos observar vários animais, que a princípio não apresentam relação alguma entre si, como viverem nos mesmos meios ( aquático, terrestre, aéreo). O grande efeito se dá pelo posicionamento de animais, em locais que tenham características em comum com as suas formando a figura de um rosto humano. O elefante na testa alude à memória, inteligência, calma e destaca-se pelo tamanho, mostrando certa importância. O canguru representa agilidade, força, reprodução. O coelho na região do nariz indica o olfato aguçado, característica muito importante ao animal. O leão no lugar do pescoço transmite a idéia de equilíbrio, segurança, sustentação. O tigre remete a velocidade, destreza, defesa. A raposa ágil, perspicaz e sensível, combinando bem com a posição em que se encontra. A combinação desses animais, junto ao local onde estão posicionados cria um homem ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário