segunda-feira, 27 de junho de 2011

Descrição de uma edificação do UNICEUB. Por Grasiela de Paula e Dandara Ramos



    O bloco 9, Faculdade de Ciências da Saúde e Educação, localiza-se no Campus do Centro Universitário de Brasília, próximo ao bloco 3 e 8, em frente a Lanchonete Aprovado Lanches. O prédio tem como objetivo, atender as diferentes necessidades dos estudantes das áreas da saúde e educação, com laboratórios e salas restritas para experimentos. 
     O conceito busca aliar uma arquitetura moderna a funcionalidade, utilizando materiais como o concreto armado e cerâmicas em algumas áreas como, o piso. Sua forma regular e a estrutura pré-moldada em aço e aparente, deixa mais claro as influências modernistas, e de certo modo, remete a sustentabilidade, pois esse sistema construtivo reduz o uso de concreto e o desperdício de materiais que é um fato essencial para a questão da mesma.
     O edifício é um prisma regular com  muitas aberturas para janelas e portas, que possuem esquadria de metal para acompanhar o restante do projeto, e possibilitam a circulação em seu interior. Ele se liga a outro bloco por meio de um mesanino, pelo fato de não haver elevadores que pudessem atender os portadores de necessidades especiais, essa foi a estratégia encontrada para ajudar na mobilidade entre os dois. Além do mezanino, existe uma praça entre os blocos com bastante paisagismo e um subsolo que comporta laboratórios, auditórios e salas para experimentos. 
      Para suprir necessidades de conforto ambiental as fachadas norte e leste possuem brises que o protege da insolação da manhã. Nas fachadas sul e oeste o recurso utilizado, foi o paisagismo para a questão do sol da tarde. O forro de isopor no teto do prédio proporciona conforto térmico e acústico, pois é isolante. Essas são características que garantem a obra uma funcionalidade diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário