segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resenha do gênero notícia por Dandara Ramos e Grasiela de Paula.


Revista AU (Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: RNI, março 2007, nº 157. p.24 – 34.

            A resenha aqui apresentada falará do concurso realizado para reformar o elevado Costa e Silva, encontrado na cidade de São Paulo. Apresentando o projeto realizado pelo Escritório Experimental Mackenzie e o da Juliana Corradini e José Alves, projeto vencedor do concurso.
            O texto lido é constituído por três partes em 10 páginas, apresentação (introdução), desenvolvimento (descrição do projeto do escritório) e resultado final do concurso.
            O Escritório Experimental Mackenzie com o objetivo de participar do Prêmio Preste Maia (2006), que buscava achar uma solução para o elevado Costa e Silva paulistana propôs o desmonte da via e a transposição da ligação leste-oeste para o terreno subutilizado da CPTM.
            A respeito do projeto realizado para reutilizar o elevado Costa e Silva, houve uma alternativa considerável e funcional para tal aproveitamento. Ao analisar as mudanças que deveriam ser realizadas, em comparação com um projeto, totalmente, novo, teve-se uma melhor solução para a construção de uma nova obra, pois a partir dos gastos que seriam feitos para uma reforma, seria, praticamente, o mesmo que começar do zero.
             Mas, infelizmente, o prêmio não cobriria as despesas que o escritório teria para concluir o projeto. Sendo assim, as analises feitas pelo júri foram injustas com os projetistas.
            O vencedor foi o projeto de Juliana Corradii e José Alves, no qual propõe a manutenção do elevado. Foi um bom trabalho, mas pelo concurso ter tido um julgamento inapropriado, outros projetos, melhores, poderiam ter vencido relacionado as questões analisadas de acordo com o plano estratégico da cidade de São Paulo.

MEMORIAL DESCRITIVO LOFT por Dandara Ramos





             O loft de 89 metros quadrados foi projetado a partir da ideia de um jardim de inverno com uma escada embutida em seu interior, fazendo a casa se expandir e ser  concretizada em torno do jardim. Tendo, assim, todas as áreas viradas para essa área de conforto visual e ambiental.
            O loft foi planejado para um lote de 25 metros por 25 localizado na 12 norte, ao lado dos condomínios encontrados na 912. O lote é, em sua maior parte, plano, não precisando aterrar, ou fazer qualquer mudança física para poder usufruir dele ao máximo.            
            O projeto apresentado foi feito para um cliente de 25 anos, solteiro, no qual gosta de praticar esportes radicais e ter uma vida social agitada, recebendo amigos e familiares sempre que possível, além de assistir filmes nos momentos livres.
            Sua forma é constituída por dois cubos, um em cima do outro, não estando alinhados. Essa forma foi a melhor para poder se usufruir de cada ambiente ao máximo, tendo espaço para se possuir todas as exigências e vontades do cliente, que era de conter uma área social grande para receber seus amigos e assistir seus filmes. O térreo contem 8 áreas, lavado, circulação(corredor), sala de televisão, estar, jantar, cozinha americana, área de serviço coberta, descoberta e varanda com  uma piscina de 13 metros de comprimento por 2 de largura encontrada em toda a lateral direita da casa. O primeiro pavimento possui, assim, o quarto principal, closet, terraço e banheiro com uma banheira jacuzzi virada para o jardim de inverno. Pela sua forma foi possível realizar uma casa de fácil acesso em todas os ambientes, não tendo uma área específica de circulação. Todos ambientes ali constituídos são ligados e possuem uma sincronia.
            Na área social, estar, jantar, televisão, quarto, closet foi utilizado no piso mármore crema marfil No ambiente externo, terraço e varanda se tem mármore bege bahia. Um painel existente no quarto é revestido por pedra pirenópolis, assim como a parede externa da área de serviço descoberta e do lavado. A cozinha, área de serviço coberta e descoberta são revestidas no piso por cerâmica 4109 branca. O banheiro do quarto e lavabo são revestidos no piso e parede com pastilha preta, dando um destaque ao resto da casa que possui em uma maior área cores claras para dar maior espaço visual.
            Essa casa foi baseada em estilos modernos e contemporâneos, tendo sua aparência principal cuba e partes curvas, sem um forma primária visível. Arquitetos modernos e contemporâneos foram pesquisados para se ter uma melhor resolução do loft, mas não é existente um principal, no qual tenha maior influência na obra.

Casa advogado. Memorial descritvo por Leticia Barbosa

O loft está situado no jardim botânico, em um terreno que foi aterrado, deixando apenas três platores. Possui vizinhos de ambos os lados e sua fachada principal está voltada ao sudeste.
Essa residência foi projetada para um advogado que passa pouco tempo em sua casa por conto do trabalho, mas aos finais de semana é mais caseiro, preferindo reunir os amigos nela. Em função disso a casa foi projetada de uma maneira bem ampla, tendo a sala como maior e principal cômodo.
Possui uma cozinha aberta, ligada a sala, tendo apenas a bancada como divisória; tem uma ampla área de serviço; lavabo com a porta voltada para a sala; uma grande sala de estar rodeada por altas janelas e portas de vidros que correm; uma escada helicoidal que ocupa menos espaço dando mais movimento e contemporaneidade a casa, que da para o mezanino, que possui um guarda corpo de 1m de altura; esta ligado diretamente ao closet, sem porta, permitindo a colocação de uma comprida janela que vai do closet ao quarto; e também contém um banheiro que possui porta de correr, ocupando assim menos espaço.
A casa possui três entradas, uma principal, que tem 4 metros de altura e dá para a sala, uma de 2m e 10 cm que liga a garagem com a cozinha e uma ampla porta de vidro de correr de 3m de altura, que possui um grande vitral logo acima, de 2m 50 cm, criando um ambiente mais iluminado, amplo e com contato com o meio externo e a natureza.
Fez-se o uso de alvenaria, concreto armado, tinta branca na área externa, tijolos claros para dar um diferencial na fachada principal, uso de telhas escuras para quebrar a tonalidade clara da casa, portas de madeira e de vidro, mármore na bancada da cozinha, piso de granito em toda a sala, escada e quarto, e cerâmica na cozinha, área de serviço e banheiro.
Para dar mais movimento a casa e quebrar a rigidez de sua forma, a parede da entrada principal e da varanda foram projetadas de forma diagonal; foram feitas diferentes soluções de cobertura, como por exemplo, a laje da garagem tem espessura de 30 cm e esta suspensa a 2m 80cm do chão por tirantes; uma parte da casa possui um telhado de uma água , 3 metros mais alto, com inclinação de 28%, onde está situada a caixa d’água; e a outra parte possui uma platibanda de um metro, a área é impermeabilizada e tem inclinação de 2%.
Tem pilares implantados nas paredes da casa e também aparentes na área externa, dando suporte para o telhado de uma água. Possui viga de 20 cm de espessura e 60 cm de altura para um vão de 6m.

Descrição da Obra "O Abapuru" de Tarcila Amaral e outras . Por: Leticia Barbosa


· pé, mão, cabeça, Sol, céu, terra, inteligência, trabalho, ruralização, pobreza, natureza, Brasil, cultura, sertão, origem, indígena, nudez, sociedade, perspectiva, proporção.
                O quadro Abapurude Tarsila do Amaral tem como característica enfatizar mãos, pés e terra fazendo uma ligação direta com pobreza, ruralização e sertão, pois esses elementos, que estão em perspectiva, em uma maior proporção, estão relacionados com o trabalho braçal e não à inteligência, estando remetidas à origem indígena, nudez e à cultura brasileira, sempre direcionada ao âmbito da natureza, característica predominante no Brasil, e não à indústria.
· elefante, memória, inteligência, força, leão, equilíbrio, pensamento, tigre, velocidade, destreza, coelho, olfato canguru, fertilidade, agilidade, animais, ser humano sustentação, raposa, sensibilidade, perspicácia, direção.
                Na obra de Giuseppe Arcimboldo podemos notar a utilização de vários animais para compor o rosto de um ser humano. O trabalho enfatiza o pensamento e as características dos animais que estão ligadas às partes do rosto de um homem. O elefante esta localizado na testa remetendo à memória e à inteligência. O leão esta situado no pescoço, dando uma idéia de força equilíbrio. A raposa esta na orelha, focando a direção, agilidade, sensibilidade e perspicácia. Portanto, todas as espécies situadas na obra compõem uma união de elementos interligados a cada sentido e partes da estrutura da cabeça de um individuo.
· invasão, temporário, transitoriedade, restos, madeira, materiais, pobreza, exclusão, desigualdade, comum, Brasil, telha, abrigo, barraco, instalação, lona, porta, higiene, estrutura, reciclagem.
                A imagem observada nos passa uma idéia de exclusão por ser uma abrigo que contem uma péssima estrutura, podendo ser  caracterizada por uma invasão, tendo restos de materiais agrupados como por exemplo, madeira telha e lona. Essa cena relata a situação que o Brasil enfrenta de desigualdade e pobreza, com grande parte da população não tendo a estrutura básica para se viver, faltando higiene, instalações adequadas, enfim, o essencial para se ter uma vida digna e saudável.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CASA 86. Memorial descritvo por Ana Luiza Veloso




Esquematização
Edificação/ Projeto:
Casa 86
Localização :
Lote no terreno da marcenaria do UNICEUB, que mede 625m².
Tema ( demanda para a realização do projeto):
O projeto busca suprir e adequar-se as necessidades e características do cliente: Nathan, de 25 anos.
Perfil dos usuários:
Nathan, de 25 anos, funcionário público, de espírito aventureiro, que adora receber gente e possuí uma veia musical latente.
Programa de necessidades:
Necessita de ambientes integrados que proporcionem área de descanso, refeição, trabalho, higiene pessoal e uma área para recepção de visitas.  Sendo esses, ambientes arejados  bem iluminada, com uma planta ampla e aberta.
A casa buscou uma integração entre a área interna e área de laser externa, que possui churrasqueira, jacuzzi, forno de pizza área de descanso e jantar. Essa integração possibilita aumentar o ambiente para receber mais visitas. Pensando ainda nesse aspecto o segundo andar buscou uma integração com o primeiro, criando uma espécie de palco visto da sala no andar inferior.

O andar superior abriga o quarto, o escritório, um espaço de vestir e o banheiro, um pequeno terraço e o patamar que pode ser feito de palco. No inferior encontra-se a cozinha americana, uma área de serviço coberta e outra descoberta, um lavabo, a sala de jantar e de estar e ainda o espaço gourmet e a jacuzzi.
 
Forma e função ( Qual é o predominante?):
Baseado na função e no programa de necessidades básicas a forma aliou-se a função, materializando uma casa que representasse bem o cliente e suas exigências.
Conceito Arquitetônico:
Buscou-se uma arquitetura contemporânea, com cores naturais e fortes, como o amarelo e o concreto natural. Com utilização de formas geométricas retas de tamanhos diferenciados, foi possível brincar com a adição e subtração de tais formas.
Condicionantes físicas:
A obra ocorreu em um terreno plano, de fácil manejo, sem demais adversidades.
Partido arquitetônico:
Na fachada norte, toda em concreto aparente, pode-se observar a subtração de um paralelepípedo à direita, a adição de um paralelepípedo menor a esquerda, janelas em fita horizontais, e uma porta que vai do chão até o nível mais alto da casa. Na fachada sul também em concreto aparente, podemos observar a mesma subtração da fachada norte e janelas em fitas horizontais. O lado leste e o oeste apresentam a cor amarela, e pequenos furos de formato quadrado que proporcionam um efeito de cobogó.
Sistema de circulação:
A casa buscou uma integração entre a área interna e área de laser externa, por isso temos uma porta de vidro grande que dá acesso a casa pela fachada leste, mas o acesso principal se dá por uma porta preta que vai do teto ao chão na fachada principal, a sul. A planta com poucas divisões dá a casa uma circulação praticamente livre.
Descrição de materiais:
A casa é construída em concreto aparente, utiliza bastante vidros nas fachadas norte e sul e no telhado conferindo boa iluminação ao edifício. Nas laterais o concreto aparente ganha uma cobertura de tinta pva amarela.
MEMORIAL DESCRITIVO CASA 86
Localizada em uma parte terreno da marcenaria do CEUB, a casa 86, ocupa um lote plano de 625 m². Tem como vizinhos: a Ana Carolina, do lado esquerdo e a Bárbara Silva ao lado direito.
O projeto busca suprir e adequar-se as necessidades e características do cliente: Nathan, de 25 anos, funcionário público, de espírito aventureiro, que adora receber gente e possuí uma veia musical latente. Portanto necessita de ambientes integrados que proporcionem área de descanso, refeição, trabalho, higiene pessoal e uma área para recepção de visitas.
Baseado na função e no programa de necessidades básicas a forma aliou-se a função, materializando uma casa que representasse bem o cliente e suas exigências.
Buscou-se a integração entra adição e subtração de formas simples, com retângulos, círculos, paralelepípedos. As cores foram pensadas de forma a lembrar os esportes radicais, o amarelo representando energia e vivacidade, e a cinza, do concreto aparente, representando a natureza, pedras e certa rigidez. Na fachada norte, toda em concreto aparente, pode-se observar a subtração de um paralelepípedo à direita, a adição de um paralelepípedo menor a esquerda, janelas em fita horizontais, e uma porta que vai do chão até o nível mais alto da casa. Na fachada sul também em concreto aparente, podemos observar a mesma subtração da fachada norte e janelas em fitas horizontais. O lado leste e o oeste apresentam a cor amarela, e pequenos furos de formato quadrado que proporcionam um efeito de cobogó.
A casa buscou uma integração entre a área interna e área de laser externa, que possui churrasqueira, jacuzzi, forno de pizza área de descanso e jantar. Essa integração possibilita aumentar o ambiente para receber mais visitas. Pensando ainda nesse aspecto o segundo andar buscou uma integração com o primeiro, criando uma espécie de palco visto da sala no andar inferior.
O andar superior abriga o quarto, o escritório, um espaço de vestir e o banheiro, um pequeno terraço e o patamar que pode ser feito de palco. No inferior encontra-se a cozinha americana, uma área de serviço coberta e outra descoberta, um lavabo, a sala de jantar e de estar e ainda o espaço gourmet e a jacuzzi.
A ventilação e a iluminação natural da casa foram intens evidenciados, pelos furos na paredes leste e oeste, a clarabóia ao centro, e pelas janelas e portas de vidro.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Descrição de uma edificação do UNICEUB. Por Ana Luiza Velos e Leticia Barbosa



A biblioteca Reitor João Herculino localiza-se no campus do UNICEUB em frente ao bloco da comunicação e do Pier e ao lado do bloco 01 e 03. O prédio tem como objetivo suprir as necessidades de uma local de estudo e fornecer ferramentas para pesquisas e estudos. O edifício é freqüentado por estudantes que buscam fontes de informações confiáveis e um ambiente propício para estudos.
Buscando ser um ambiente propício e confortável para estudos e pesquisas é necessário que seja silencioso, arejado, com boa luminosidade, de fácil acesso, seguro, e apresente certas facilidades como, por exemplo: xérox, café, banheiros e áreas de descanso. Baseando-se na função e nas necessidades básicas de uma biblioteca e de um ambiente confortável foi pensado conseqüentemente na forma e na estrutura.
                O conceito busca adequar-se à funcionalidade e à arquitetura contemporânea, utilizando materiais como vidro, pastilhas cerâmicas, aço e concreto. A forma bem delineada e mesclando figuras geométricas contribuí com as características contemporâneas.
O local escolhido no campus foi pensado de forma que houvesse certa integração entres todos os blocos e cursos, para isso foi necessário vencer o desnível do espaço, construindo subsolos e andares que igualassem os níveis dos outros blocos.
As fachadas são compostas por um grande retângulo onde se situa as salas de estudo e por um bloco central com formato cilíndrico, conjugado ao retângulo, onde se dá a entrada principal do prédio formando um átrio central bem iluminado. Nesse bloco cilíndrico, está localizado os acessos principais a biblioteca, adentrando por esse acesso pode-se ver espaços amplos, com poucas divisões e setorizados a partir de andares.


O bloco da base é feito de alvenaria, janelas de perfis metálicos e vidro, sendo dois andares de salas de aula e outros dois de garagem. O andar de acesso a biblioteca é envolto por um guarda corpos de ferro e apresenta um piso de cerâmica clara. O prédio principal é formado por dois retângulos de alvenaria revestidos por pastilhas, aparte cilíndrica é revestida por vidro espelhado.


Planta Baixa

croquis das fachadas






Descrição da Obra "O Abapuru" de Tarcila Amaral e outras . Por: Ana Luiza Veloso

O Abapuru, de Tarcila do Amaral.
Palavras:  Céu, sol, cacto, ser humano, terra, mão, pé, proporção, perspectiva, trabalho, força, cabeça, intelecto, brasileiro, sertão, agreste, interior, sociedade, nudez, indígena.
                O quadro Abapuru, de Tarcila do Amaral apresenta características  simples relacionadas  a terra e ao ser humano, tal relação é identificada pelos elementos diretos, como cacto, o sol, a terra, o céu e o ser humano.  Apartir de outros elementos sutis, não  tão explícitos, podemos identificar a origem indígena, rural, campestre da figura humana retratada. A vegetação, o cacto, remetem ao nordeste brasileiro, ao  sertão, ao agreste. A desproporcionalidade percebida na obra em relação a cabeça, mãos, braços nos remetem  a falta de desenvolvimento intelectual e a valorização força e do uso freqüente dos braços e pernas, enfatizando o trabalho braçal, rural, campestre. A perspectiva ajuda a ressaltar as características intelectuais, o ambiente, do tipo de trabalho exercido e das habilidades desenvolvidas.
Palavras: 
Elefante: memória, desenvolvimento intelectual acentuado, destaque, calma.
Canguru: Agilidade, força, reprodução, maternidade.
Coelho: Olfato, nariz.
Leão: Equilíbrio, sustentação, segurança.
Tigre: Velocidade e destreza.
Raposa: Agilidade, perspicácia, sensibilidade.
Na Obra de Giuseppe Acrimboldo podemos observar vários animais, que a princípio não apresentam relação alguma entre si, como viverem nos mesmos meios ( aquático, terrestre, aéreo). O grande efeito se dá pelo posicionamento de animais, em locais que tenham características em comum com as suas formando a figura de um rosto humano. O elefante na testa alude à memória, inteligência, calma e destaca-se pelo tamanho, mostrando certa importância. O canguru representa agilidade, força, reprodução. O coelho na região do nariz indica o olfato aguçado, característica muito importante ao animal. O leão no lugar do pescoço transmite a idéia de equilíbrio, segurança, sustentação. O tigre remete a velocidade, destreza, defesa. A raposa ágil, perspicaz e sensível, combinando bem com a posição em que se encontra. A combinação desses animais, junto ao local onde estão posicionados cria um homem ideal.